ter, 30 de setembro de 2025

Variedades Digital | 27 e 28.09.25

Resumo de terça-feira, dia 30/09/2025

Germano Rigotto Foto: Cedida

Edição de Chico Bruno

 

Manchetes dos jornais

 

Valor Econômico – Desaquecimento da economia é desafio adicional para as contas públicas em 2026

 

FOLHA DE S.PAULO – Trump anuncia plano de paz em Gaza; Netanyahu diz aceitar

 

O ESTADO DE S.PAULO – Fachin fala em contenção e separação de Direito e política

 

O GLOBO – ‘Ao Direito, o que é do Direito; à política, o que é da política’, diz Fachin no STF

 

CORREIO BRAZILIENSE – “Um Judiciário submisso perde a credibilidade”

 

Destaques de primeiras páginas e fatos mais importantes

 

Desaquecimento econômico – A desaceleração da economia passou a ser um desafio adicional para a equipe econômica, que já enfrenta problemas em razão do crescimento de parte das despesas acima do ritmo do arcabouço fiscal. Isso porque o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2026 enviado ao Congresso prevê expansão do PIB de 2,44%, mas projeções do mercado são de que a economia avançará 1,8%, enquanto o Banco Central estima alta de 1,5%. Caso as projeções pessimistas se confirmem, a arrecadação será menor que a estimada no PLOA, o que obrigaria o governo a contingenciar recursos ou a procurar fontes adicionais de receita. No entanto, o governo Lula já aprovou medidas para reforçar a arrecadação. Nesse contexto, há ceticismo entre especialistas sobre a capacidade de se encontrar novas fontes de receita em 2026. Há até quem avalie ser necessária uma mudança da meta fiscal, o que é descartado, por ora, pela equipe econômica.

 

Paz em Gaza – Em um momento importante da guerra em Gaza, prestes a completar dois anos, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nesta segunda-feira (29) o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, e apresentou um plano de 20 pontos para encerrar o conflito. Netanyahu afirmou que concorda com a proposta e jogou a pressão sobre o grupo terrorista Hamas, que disse ainda não ter recebido o documento de forma oficial. “Eu acredito que hoje estamos dando um passo crítico para acabar com a guerra em Gaza e preparando o terreno para avançar na paz no Oriente Médio. Eu apoio o seu plano para acabar a guerra em Gaza”, afirmou o israelense ao lado do americano. A declaração foi dada à imprensa após a reunião entre os líderes, na Casa Branca. Segundo Trump, se o Hamas concordar com a ideia, a guerra deverá acabar imediatamente. Entre os pontos há previsão de anistia aos membros do grupo que depuserem armas e o estabelecimento de um governo provisório.

 

Posse de Fachin – O ministro Edson Fachin tomou posse nesta segunda-feira, 29, como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), com a promessa de uma gestão discreta e de reforço à colegialidade. O ministro Alexandre de Moraes assumiu a vice-presidência da Corte. Em seu discurso, Fachin defendeu a “contenção” e a separação dos poderes, mas com diálogos “republicanos”, sinalizando que pretende manter a presidência do STF afastada do debate político, sem, no entanto, fechar os canais de contato institucionais. “Impende voltar-se ao básico, queremos racionalidade, diálogo e discernimento”, disse o ministro. “O nosso compromisso é com a Constituição. Ao Direito o que é do Direito, à política o que é da política. A nossa matéria prima está somente no sistema de Justiça.” O presidente do STF também se comprometeu a cortar gastos. Segundo Fachin, a regra será a “austeridade”. Ele avisou que vai procurar “distinguir o necessário do contingente”. “Transparência é a chave quanto às modalidades de remuneração. Nosso respeito intransigente à dignidade da carreira, irá na mesma medida conter abusos”, disse o ministro em discurso nesta segunda. As diretrizes começaram a ser colocadas em prática já na posse. Fachin recusou a festa tradicionalmente oferecida por entidades da magistratura. Além disso, ao invés de convidar artistas para cantar o hino nacional, como ocorreu em solenidades anteriores, o ministro deu prioridade ao coral de servidores e colaboradores da Corte. “Um Judiciário submisso, seja a quem for, mesmo que seja ao populismo,

perde sua credibilidade. A prestação jurisdicional não é espetáculo. Exige contenção”, disse Fachin. O magistrado substitui Luís Roberto Barroso e terá Alexandre de Moraes como vice. Ele rechaçou as críticas de um suposto ativismo judicial do STF. “Nosso compromisso é com a Constituição. Repito: ao direito, o que é do direito. À política, o que é da política.”

 

Ministra Cármen Lúcia ressalta gravidade do momento no Brasil – A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra do STF, Cármen Lúcia, disse, ontem, durante a solenidade de posse do ministro Edson Fachin como presidente da Suprema Corte, que a troca do comando da instituição ocorre diante da “gravidade do momento experimentado” no Brasil e no mundo e, por isso, é carregada de um simbolismo maior. A magistrada destacou a vigilância dos ministros pela preservação da democracia e o papel do colega no posto. “Essa poderia ser mais uma posse das 62 que agora se completa. Mas, neste caso, a posse de novos dirigentes do Supremo Tribunal Federal tem um tom mais forte da gravidade especial do momento experimentado no mundo e, especialmente, em nosso país. Este Supremo Tribunal Federal tem a função específica de guardar a Constituição e com ela guardar-se e resguardar-se, em última instância no direito, a ordem jurídica a prevalecer na democracia do Brasil”, frisou a ministra.

 

Moraes adota medida para intimar Eduardo – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, ontem, a publicação de um edital para notificar o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) da denúncia por coação no processo da trama golpista, feita pela Procuradoria–Geral da União (PGR). O magistrado afirmou que o parlamentar está dificultando o recebimento da intimação para que apresente sua defesa. Segundo Moraes, Eduardo está fora do Brasil para evitar a aplicação da lei. O deputado se mudou para os Estados Unidos no início do ano.

 

Processo também na Câmara – Eduardo também corre o risco de perder o mandato agora que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), barrou sua indicação como líder da minoria. A nomeação foi estratégica porque as faltas das lideranças não são contadas. Ele já usou todo o prazo de licença e, se ficar nos Estados Unidos, pode ser cassado por faltas.

 

Bolsonaro tem mal-estar – O ex-presidente Jair Bolsonaro enfrenta uma nova crise de saúde, de acordo com o filho Carlos Bolsonaro. Em publicação nas redes sociais, ontem à noite, o vereador informou que a família avalia a necessidade de levar o ex-chefe do Executivo novamente a um hospital. De acordo com Carlos, Bolsonaro está com uma crise de soluços acompanhada de episódios de vômito. Ele disse que o pai descreveu a situação como uma das mais “intensas até agora”. As informações são de que um médico passaria a noite na casa do ex-presidente para atendê-lo. Horas antes, Bolsonaro recebeu a visita do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O encontro foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes. A visita coincidiu com a posse do ministro Edson Fachin como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), evento que contou com a presença de diversas autoridades. Tarcísio, que chegou a Brasília por volta das 12h, não compareceu. A ausência foi interpretada nos bastidores como um gesto que reforça a ligação de Tarcísio com Bolsonaro em um momento de definições sobre o futuro da direita. Pouco antes da chegada do governador, um pequeno grupo de manifestantes exibiu em uma faixa a frase: “E aí, Tarcísio, já desistiu da Presidência?”, e um coro com palavras de ordem contra a anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro. No entanto, o governador se esquivou ao falar com a imprensa, mudando a rota de entrada.

 

Destaques, não – Com a resistência à aprovação do PL da Dosimetria, a ala bolsonarista está engajada em uma campanha contra uma eventual votação de destaques. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou fortemente a iniciativa. “Os deputados que defenderem a estratégia de lutar pelos destaques, a fim de se alcançar a anistia, estão mentindo para você”, afirmou em vídeo nas redes sociais. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também defenderam ontem, mais uma vez, a anistia.

 

Briga interna – As críticas de Eduardo Bolsonaro são uma reação ao movimento, no Centrão e em alas do PL, de se aprovar apenas um texto-base de dosimetria referente aos condenados pelo 8 de Janeiro. Nos bastidores, muitos aliados de Bolsonaro já dizem que é melhor alguma coisa do que nada.

 

Tirem o relator – Em outra frente, o PT continua a ofensiva contra Eduardo Bolsonaro. O líder do partido na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), apresentou uma petição à Mesa Diretora e ao Conselho de Ética pedindo a suspensão do atual relator do pedido de cassação de mandato do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Delegado Marcelo Freitas (União-MG), por imparcialidade.

 

Recaída – Preocupado com estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro, o filho Carlos Bolsonaro pediu apoio nas redes sociais. Disse que o pai enfrenta novas crises de soluço e de vômitos. Segundo o vereador, a família avalia nova ida ao hospital. “Peço, por favor, que orem por ele!”, escreveu o 02.

 

Hora difícil – Aliados contam que o ex-presidente não está comendo nem bebendo água regularmente. Ontem, após visita de solidariedade, Tarcísio comentou que o chefe do clã estava “soluçando o tempo todo”. Ao falar de política, o governador de São Paulo repetiu que é candidato à reeleição ao Palácio dos Bandeirantes.

 

Banho rápido – Enquanto isso, o PT paulista bate pesado na administração do governador bolsonarista. Em vídeo divulgado nas redes sociais, menciona as milhares de casas que ficaram sem luz após os últimos temporais. Criticou, ainda, a restrição no consumo de água para os moradores da Grande São Paulo, como medida para enfrentar a crise no abastecimento. Desde o dia 22, a Sabesp reduziu a pressão nas tubulações das 19h às 5h.

 

Pedido da PGR causa mal-estar em CPMI – A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu o arquivamento da prisão em flagrante contra o empresário e economista Rubens Oliveira Costa, detido na semana passada por, supostamente, mentir e dar falso testemunho no depoimento que prestou à CPMI do INSS. Segundo o presidente da comissão parlamentar mista de inquérito, senador Carlos Viana (Podemos-MG), a medida surpreendeu o colegiado e anunciou que a advocacia do Senado recorrerá. A PGR afirmou que o caso tramita em sigilo. Em 22 de setembro, o relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), pediu a prisão de Rubens Oliveira Costa, apontado como sócio de Antônio Carlos Antunes, o “Careca do INSS”, após depoimento à CPMI. O empresário fora convocado para depor como testemunha, quando houve os pedidos de prisão preventiva — por risco de fuga e a prática de novos crimes — e em flagrante — por crime de ocultação documental. Rubens foi detido ao final do depoimento e liberado pela Polícia Legislativa do Senado, na madrugada de 23 de setembro, após esclarecimentos à Secretaria de Polícia do Senado. Segundo um de seus advogados, nem sequer pagou fiança. Nas redes sociais, Viana afirmou ter sido informado pela Polícia Legislativa sobre a manifestação da PGR. Segundo o parlamentar, o argumento foi de que, por estarem na condição de testemunhas, as pessoas ouvidas pela comissão podem mentir sem incorrer em crime de falso testemunho.

 

As duas batalhas marcadas na Câmara – O novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, iniciou o mandato defendendo o diálogo entre os Poderes da República, mas a semana política em Brasília será marcada por embates entre forças do Executivo e do Legislativo. O campo de batalha será a Câmara dos Deputados, onde será votado projeto de lei sobre isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil. O governo mantém o discurso de justiça tributária, alegando que os mais ricos precisam contribuir mais para aliviar o peso dos impostos sobre a população de renda mais baixa. A oposição se mostra cautelosa e dividida, após a tentativa frustrada de atrelar o PL da Dosimetria à votação da pauta do IR. No momento em que a Câmara precisa recuperar credibilidade após as vexatórias votações da PEC da Blindagem e do PL da Dosimetria, é provável que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), trabalhe para que a proposta do governo seja referendada em plenário. Mas a pressão de setores do Centrão e do PL em favor de redução de penas pode afetar a aprovação do projeto.

 

Vida difícil – Atritado com o PL, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (SP) não terá vida fácil para encontrar um novo partido que viabilize seu plano de se candidatar a presidente em 2026. As principais legendas de direita, como União Brasil, PP, Republicanos e Novo, já têm seus projetos traçados. A maioria tende a apoiar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), caso decida buscar o Planalto, ou lançará nomes próprios. Uma possibilidade para Eduardo seria o PRD, que surgiu da fusão de PTB e o Patriota. O problema é que o partido forma uma federação com o Solidariedade, que resiste a Bolsonaro e tem como presidente Paulinho da Força, alvo de ataques do próprio Eduardo por rejeitar a anistia. “Além disso, é preciso saber em que condição jurídica estará o Eduardo no ano que vem, e se estará elegível e podendo fazer campanha”, diz Marcus Vinicius Ferreira, presidente do PRD. O Avante é mencionado por alguns aliados de Eduardo como uma alternativa, mas dependerá da saída do partido do deputado federal lulista André Janones (MG). Restam as legendas menores, mas mesmo nelas há resistências.

 

Moraes autoriza Daniel Silveira a cumprir pena no regime aberto – O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou nesta segunda-feira (29) o ex-deputado federal Daniel Silveira a progredir para o regime aberto. Para se manter no regime, Silveira terá de comprovar que exerce trabalho lícito, usar tornozeleira eletrônica e permanecer em sua casa durante as noites e os fins de semana. O ex-parlamentar segue proibido de usar as redes sociais. A progressão foi autorizada por Moraes porque Daniel Silveira cumpriu mais de 25% do seu tempo total de pena, tempo previsto na legislação. Foram quatro anos, um mês e 26 dias em regime fechado. Além disso, o ex-deputado conseguir diminuir sua pena em 389 dias por causa de estudos e trabalhos realizados durante o período. Segundo Moraes, a defesa também comprovou o pagamento de multa de R$ 271.000,00.

 

PL da Dosimetria domina conversas em casamento – O projeto de lei da redução de penas e o incômodo de deputados com o Senado devido à derrubada da PEC da Blindagem estiveram no centro das conversas entre políticos no casamento de Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara dos Deputados, e a advogada e professora Vanessa Rahal Canado, no sábado (27). A cerimônia aconteceu na Ilha Fiscal, no Centro do Rio de Janeiro. Estiveram presentes na celebração políticos como Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, Valdemar Costa Neto, presidente do PL, o senador Ciro Nogueira, presidente do PP, Antônio Rueda, presidente do União Brasil, e Baleia Rossi, presidente do MDB. Os deputados federais Orlando Silva (PCdoB-SP) e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), também compareceram. Cinco ministros do Supremo Tribunal Federal também estiveram presentes: Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Flávio Dino, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, que cantou com Bell Marques no evento. Também se apresentaram os cantores Xande de Pilares e Pretinho da Serrinha. Um dos convidados mais requisitados foi o deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP), relator do que ele tem chamado de PL da dosimetria, o projeto que pretende discutir a redução de penas aos condenados pelos atos golpistas.

 

As curtições de Lulinha Paz Amor – O presidente Lula (PT) afirmou nesta segunda-feira (29), em tom de brincadeira, que levaria a primeira-dama Janja para reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A fala aconteceu na abertura da 5ª CNPM (Conferência Nacional de Políticas para Mulheres), em Brasília. Janja, que também estava no palco, riu e fez sinal negativo com a mão. “Quando eu for conversar com o Trump eu vou levar ela, eu quero que ele veja”, disse o presidente, depois de brincar com a esposa afirmando que ela era a “mulher mais bem-casada do planeta Terra”. O encontro, que dura três dias, reúne cerca de 4.000 mulheres e deve levar à aprovação de resoluções para atualizar o Plano Nacional de Políticas para Mulheres, que serve como base para as ações do governo federal em temas de gênero.

 

Lula veta flexibilização a Lei da Ficha Limpa – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou trechos da proposta que flexibiliza a Lei da Ficha Limpa e limita a inelegibilidade de políticos condenados a oito anos, segundo três fontes do governo e do Congresso Nacional. Um dos trechos vetados alterava o prazo inicial para a contagem e os critérios de inelegibilidade por abuso de poder econômico ou político. A outra mudança vetada é em relação a processos já transitados em julgados, a chamada coisa julgada. Os detalhes sobre as decisões de Lula serão publicados no Diário Oficial da União desta terça-feira (30). Cabe ao Congresso apreciar posteriormente os vetos de Lula. Os deputados e senadores podem manter ou derrubar as decisões do presidente da República. A proposta aprovada pelo Congresso altera trechos da Lei da Ficha Limpa e diminui o período durante o qual pessoas que foram condenadas ou tiveram os mandatos cassados ficam sem os direitos políticos, com prazo máximo de oito anos.

 

‘Redução de penas não satisfaz Bolsonaro’, diz Tarcísio – Após visitar Jair Bolsonaro em prisão domiciliar, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que o ex-presidente não está satisfeito com a proposta do Congresso de redução de penas para os envolvidos nos eventos de 8 de janeiro e na trama golpista. Tarcísio defendeu a ideia de anistia ampla, citando precedentes históricos, e confirmou sua candidatura à reeleição em 2026, ressaltando apoio ao ex-presidente.

 

Milagre no Congresso – O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias, Gervásio Maia (PSB-PB), rejeitou uma emenda ao seu relatório que poderia ampliar o Fundo Partidário, verba que é destinada todos os anos para legendas usarem em despesas cotidianas. A votação da LDO pode ocorrer ainda nesta semana na Comissão Mista de Orçamento (CMO). Como mostrou a Coluna, há uma articulação das cúpulas partidárias para aumentar também o “fundão eleitoral”, outro conjunto de verbas que é disponibilizado às siglas somente em ano de eleição, mas essa discussão não será feita na LDO. Alguns deputados cogitaram apresentar emendas agora, mas decidiram adiar a discussão para a Lei Orçamentária Anual (LOA), votada no fim do ano. Ao recusar o aumento do Fundo Partidário, Gervásio argumentou que a emenda “contraria o espírito do regime fiscal sustentável, o qual criou o ganho real a partir de 2023″, em referência ao arcabouço fiscal proposto pelo governo Lula e aprovado pelo Congresso para controlar as contas públicas

 

Na minha agenda

Em Brasília,
Participo dos atos comemorativos aos 10 Anos da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos, que ajudei a criar quando Diretor da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos ( ABIMAQ )
Acontecerá também o lançamento da Agenda Legislativa do setor

 

 

 

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️📐
NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 3237
Dia 30 de Setembro de 2025, Terça-Feira

DATAS COMEMORATIVAS
Dia da Bíblia Católica
Dia da Navegação
Dia da Secretária
Dia do Churrasqueiro
Dias dos Capelães da Marinha
Dia Nacional do Jornaleiro
Dia Internacional da Tradução
Dia Internacional do Podcast
Dia Mundial do Tradutor

TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS
⛅ Mín 25° Máx 33° (São Luís-MA)
💵 Dólar Com ⬇️ 0,31% R$ 5,32
💶 Euro ⬇️ 0,12% R$ 6,24
📊 Ibovespa ⬆️ 0,61% 146.336 pts
🪙 Bitcoin ⬆️ 1,73% R$ 607.860,86
💲IPCA ⬇️ 0,11% Agosto de 2025
💲SELIC ⬆️ 15% 18 de Setembro de 2025
🟨 Ouro (grama) ⬆️ R$ 660,25

🇧🇷📰 NOTÍCIAS NACIONAIS

🇧🇷👥 Encontro discute combate à manipulação de resultados esportivos; começou nesta segunda-feira (29) o I Encontro Técnico Nacional sobre Combate à Manipulação de Resultados Esportivos, evento que busca consolidar uma política nacional visando a integridade do esporte no Brasil; organizado pelo governo federal, o encontro, na sede do Ministério do Esporte, pretende avançar no combate a fraudes em sites de apostas

🇧🇷👥 Relator da CPMI do INSS, deputado federal Alfredo Gaspar, diz que Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) teria usado assinaturas de mortos e menores em adesões; Gaspar afirmou que esse tipo de ocorrência não se trata de um caso isolado, mas teria sido algo recorrente, com aproximadamente 300 casos semelhantes identificados

⚖️👥 Edson Fachin toma posse como presidente do STF com Alexandre de Moraes na vice; novo comando da Corte terá mandato até 2027 e também dirigirá o Conselho Nacional de Justiça

⚖️ Moraes autoriza Daniel Silveira a cumprir pena em regime aberto com tornozeleira; a decisão prevê medidas restritivas, como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de acessar redes sociais, comprovação de trabalho e comparecimento semanal à Justiça

🚔 Polícia Federal combate organização criminosa especializada no contrabando de migrantes no Amapá; Operação Piratas do Caribe cumpre mandados de busca e apreensão e monitoramento eletrônico em municípios do estado

🚔 Polícia Federal deflagra Operação Putridium Malum contra comercialização ilegal de eletrônicos; foram cumpridos 11 Mandados de Busca e Apreensão, em Salvador e Ituberá (BA); foram apreendidas cerca de 1.500 unidades de produtos eletrônicos, dentre eles celulares, relógios, fones de ouvido, notebooks, tablets

🚔 Polícia faz operação contra expansão do Comando Vermelho no Rio de Janeiro; ao menos 12 suspeitos de ligação com o tráfico de drogas e o crime organizado, todos vinculados ao CV, foram presos; ação foi concentrada nas comunidades de Gardênia Azul e Cidade de Deus

🏥 Grande São Paulo tem terceira morte suspeita por intoxicação com metanol; essa é a segunda vítima em São Bernardo do Campo; primeiro caso na cidade foi confirmado no dia 18 de setembro, e uma outra pessoa perdeu a vida na capital paulista

🔥Temperaturas sobem e estado de São Paulo tem alerta grave de queimadas nos próximos dias; a Defesa Civil emitiu um alerta com as cidades que estão em nível de emergência, pelo menos até a próximo sábado (4)

🦁 Restituição do Imposto de Renda 2025: pagamento do quinto lote começa nesta terça-feira (30); a consulta para saber se o valor será creditado na conta já está disponível por meio do site e aplicativo da Receita Federal

💲Governo central registra déficit de R$ 15,6 bilhões em agosto, informou o Tesouro nesta segunda-feira (29); o déficit do mês ficou abaixo da mediana das expectativas da pesquisa Prisma Fiscal do Ministério da Fazenda, que apontava para um déficit de R$ 21 bilhões; no ano passado, no mesmo mês, foi registrado um resultado negativo de R$ 22,2 bilhões

💲Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,81%; estimativa para este ano continua acima do teto da meta de 3% que deve ser perseguida pelo Banco Central; para 2026, a projeção também caiu, de 4,29% para 4,28%

💲💳 Juros do cartão de crédito rotativo avançam e chegam a 451,5% ao ano; taxas médias cobradas por bancos sobem para famílias e empresas

💲Túnel imerso em Santa Catarina avança com crédito internacional e promete travessia em dois minutos; projeto que prevê a construção de um túnel imerso entre Navegantes e Itajaí está na fase burocrática final para a viabilidade financeira; a Secretaria do Tesouro Nacional e a Procuradoria da Fazenda Nacional emitiram pareceres favoráveis à operação de crédito junto ao Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), braço financeiro do Banco Mundial

✝️🎥 Morre aos 99 anos a atriz e comediante Berta Loran; nascida em Varsóvia, na Polônia, Berta construiu uma carreira de mais de sete décadas na televisão, no teatro e no cinema; ela ficou conhecida por participação em programas como “Zorra Total”; causa da morte não foi informada pelo hospital

✝️🎙️Morre o jornalista Paulo Soares, o “Amigão”; ele tinha 63 anos, completados neste mês, e estava internado há cinco meses no hospital Sírio-Libanês, na capital paulista; afastado da televisão nos últimos anos, Paulo Soares travava uma batalha contra um problema na coluna e de obesidade; Paulo Soares começou a carreira no rádio, passando por emissoras do interior e litoral de São Paulo, além de ter tido passagens pelas rádios Gazeta, Record, Globo, Bandeirantes e Estadão; mas foi na televisão que ganhou fama pelo trabalho como apresentador, narrador e pelo bom humor; a causa da sua morte foi falência múltipla de órgãos

🎄Curitiba terá a maior árvore de Natal da sua história; altura será equivalente a um prédio de dez andares; com 35 metros de altura, a árvore será um dos grandes destaques do Parque Mágico do Natal da Disney; a segunda atração será o Disney+ Open Air, que irá oferecer sessões gratuitas de filmes da Disney ao ar livre; as datas do início das atrações gratuitas serão anunciadas em breve

CIÊNCIA e TECNOLOGIA

🦖 Novo dinossauro é descoberto na Argentina, com um osso de crocodilo em sua boca; o Joaquinraptor ultrapassava sete metros e pesava mais de mil quilos

🇫🇷 USV da Exail alcança feito inédito com travessia autônoma de 2.000 km passando pelo Estreito de Gibraltar; a empresa francesa Exail anunciou uma conquista histórica na área de autonomia marítima: seu veículo de superfície não tripulado DriX O-16 completou uma travessia de 1.100 milhas náuticas (≈ 2.000 km) da costa de La Ciotat (França) até Troia (Portugal), sem escalas, para integrar o exercício REPMUS 2025, sob coordenação naval da OTAN

ESPORTES

⚽ Campeonato Brasileiro
Série A, 25ª rodada:
São Paulo 0x1 Ceará

Série B, 29ª rodada:
Amazonas 1×3 Chapecoense
América-MG 2×1 Volta Redonda
Avaí 0x2 Coritiba

⚽ Escalação irregular pode tirar seleção da Copa do Mundo de 2026; a seleção da África do Sul foi punida pela Fifa por conta de uma escalação irregular no jogo contra Lesoto, em março deste ano, pelas Eliminatórias africanas para a Copa do Mundo de 2026; assim, a vitória por 2 a 0 foi transformada em uma derrota por 3 a 0 e pode complicar a seleção em busca da vaga no mundial

🏃🏻‍♀️🥇Thalita Simplício é tetracampeã em dia de três medalhas para o Brasil no Mundial Paralímpico de atletismo; brasileira confirma favoritismo e domina os 400m T11 para pessoas cegas; André Rocha e Maria Clara Augusto conquistam pratas para o Brasil

🎾 Alcaraz avança à final de Tóquio e iguala “Big Three” em temporada mais vitoriosa da carreira; mesmo lesionado, tenista espanhol, número 1 do mundo, avançou à nona final consecutiva na temporada, estabelecendo um novo recorde pessoal de vitórias

🌍📰 NOTÍCIAS INTERNACIONAIS

🇺🇦 Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, propõe escudo aéreo com Otan contra ameaças da Rússia; líderes europeus ficaram alarmados após incursões russas no espaço aéreo de países da aliança

🇷🇺 Rússia diz monitorar fornecimento de mísseis Tomahawk dos EUA para Ucrânia; porta-voz do Kremlin afirmou que era importante entender se Washington ou Kiev forneceriam dados de direcionamento para disparo das armas

🇷🇺 Ex-líder russo alerta Europa sobre risco de destruição em caso de guerra; Dmitry Medvedev, atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, afirmou ainda que europeus “não podem se dar ao luxo” de iniciar conflito

🇷🇺🇲🇩 Moscou acusa Moldávia de impedir votos de eleitores que vivem na Rússia; partido governista pró-União Europeia ganhou da aliança rival de tendência russa nas eleições parlamentares de domingo (28)

🇪🇸🇷🇺 Mulher encontrada morta há 20 anos na Espanha é identificada como russa; “Mulher de rosa” foi encontrada em 2005, mas caso foi arquivado; campanha internacional “Identifique-me”, da Interpol, chegou à conclusão da cidadã russa com base no DNA

🇪🇸 Enchentes atingem regiões da Espanha após fortes tempestades; chuvas acontecem quase um ano após inundações repentinas matarem mais de 220 pessoas na mesma região

🇫🇷✈️ França volta a julgar Air France e Airbus por acidente do voo Rio-Paris; empresas foram absolvidas de homicídio culposo corporativo em 2023; caso ocorreu em junho de 2009

🇮🇷 Irã afirma que executou ‘um dos espiões mais importantes’ de Israel; justiça iraniana informou nesta segunda-feira (29) que Bahman Choubi Asl colaborou ‘estreitamente’ com a inteligência israelense e teve ‘acesso privilegiado a bancos de dados vitais e soberanos’ da República Islâmica

🇮🇱🇶🇦 Netanyahu pede desculpas ao Catar pelo ataque realizado em Doha no último dia 9, que visou a liderança política do grupo terrorista Hamas; fontes do site Axios e da emissora CNN informaram que o premiê israelense telefonou da Casa Branca, onde se reúne hoje com o presidente Donald Trump, para o primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdulrahman bin Jassim Al-Thani

🇦🇫🇺🇸 O regime talibã libertou, nesta segunda-feira (29), o cidadão americano Amir Amiri, detido no Afeganistão supostamente desde dezembro de 2024, após incomuns negociações diretas em Cabul com um enviado especial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

🇳🇦 Namíbia mobiliza soldados para conter incêndios florestais; fogo queimou cerca de um terço de uma das maiores reservas de caça da África

🇰🇵 Coreia do Norte diz à ONU que nunca desistirá de seu programa nuclear; vice-chanceler afirmou que medida seria “equivalente a exigir que o país renuncie à sua soberania e ao seu direito à existência”

🇨🇳 Ponte mais alta do mundo é aberta para carros na China; a Huajiang Grand Canyon, que se eleva 625 metros acima do Rio Beipan e se estende por 2.890 metros sobre o cânion, levou mais de três anos para ser concluída, informou a emissora estatal CCTV; estrutura reduzirá tempo de viagem entre condados da região

🇺🇸 EUA colocam Brasil e África do Sul em lista de alerta de tráfico de pessoas; países devem demonstrar maiores esforços relacionados ao assunto ou enfrentar possíveis sanções dos Estados Unidos

🇨🇺 Cuba descarta enviar tropas para ajudar Maduro em eventual guerra contra os EUA; em entrevista concedida na semana passada ao portal Zeteo News, do jornalista Mehdi Hasan, o vice-chanceler cubano, Carlos Fernández de Cossío, afirmou que a atuação de Havana em um possível confronto se limitará ao apoio político à ditadura de Nicolás Maduro

🇪🇨 Comboio liderado pelo presidente do Equador, Daniel Noboa, é atacado durante protestos; grupo carregava ajuda humanitária para a população da província de Imbabura quando houve o ataque

🌍 EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA

-1399: Henrique IV é proclamado rei da Inglaterra

-1888: Jack, o Estripador, mata sua terceira e quarta vítimas, Elizabeth Stride e Catherine Eddowes

-1909: O RMS Mauretania, um navio de passageiros britânico, da Cunard Line, faz uma travessia recorde do oeste do Atlântico, que não seria superada por vinte anos

-1927: Inauguração da Fordilândia, no estado do Pará, polo fornecedor de látex para os empreendimentos de Henry Ford

-1935: Inauguração da Repress Hoover, construída na divisa entre os estados americanos do Arizona e Nevada

-1937: O general Eurico Gaspar Dutra e o presidente Getúlio Vargas divulgam o Plano Cohen. O documento citava uma conspiração comunista para tomar o poder

-1954: O submarino da Marinha dos Estados Unidos, USS Nautilus, é comissionado como o primeiro navio movido a energia nuclear do mundo

-1957: No Brasil, é criada a Rede Ferroviária Federal (RFFSA)

-1968: O Boeing 747 é lançado e exibido ao público pela primeira vez

-1975: O helicóptero AH-64 Apache faz seu primeiro voo. Oito anos depois, o primeiro modelo de produção foi lançado na linha de montagem

-1999: O acidente nuclear de Tokaimura causa a morte de dois técnicos no segundo pior acidente nuclear do Japão

-2013: A emissora brasileira de televisão de sinal aberto MTV Brasil encerra suas operações

-2016:
>O Furacão Matthew se torna um furacão de categoria 5, tornando-o o mais forte a se formar no mar do Caribe desde 2007
>Duas pinturas com um valor combinado de 100 milhões de dólares foram recuperadas após terem sido roubadas do Museu Van Gogh, localizado em Amsterdã, na Holanda, em 2002

Essas são algumas notícias do dia ✅
Autor: Roberto Vieira Filho 🇧🇷Compartilhado por
🙋🏻‍♂️It@m@r🙋🏻‍♂️ T∴F∴A∴
Bom dia !

“Executou o pai, foi fumar maconha e seguir a vida como se nada tivesse acontecido”, diz delegado da DRACO

Uma coletiva de imprensa estarrecedora revelou os detalhes de um dos crimes mais brutais e friamente planejados dos últimos anos na Fronteira Oeste. Um adolescente foi apreendido após confessar o assassinato do próprio pai com um tiro na nuca, motivado por razões patrimoniais. Segundo as investigações conduzidas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), o jovem teria arquitetado

Acessórios Trend

O Toque Final para o Look Primavera/Verão